Aqui no Drinko você encontra uma seleção especial de vinhos, cervejas e outras bebidas com preços promocionais para economizar e aproveitar ainda mais um momento especial.

10 músicas sobre whiskey para esquentar sua playlist

O whiskey sempre foi parte do imaginário de cantores e bandas de classic rock e country em suas letras e também no backstage antes de suas apresentações. Nós separamos aqui uma lista de 10 músicas que falam deste universo. Bote para tocar enquanto brinda com uma boa dose da bebida.

AC/DC, “Have a Drink on Me”
O AC/DC é uma das bandas mais emblemáticas do rock. “Have a Drink on Me” é de 1980 e uma das faixa de Back in Black, o álbum seminal do conjunto, e é uma espécie de convite da banda para todos tomarem uma por conta deles sem se preocupar com o amanhã. Vale whiskey, gin, tequila ou brandy pois o importante é se divertir.

The Doors, “Alabama Song (Whisky Bar)”
A música foi lançada em 1967 como parte do álbum The Doors, o primeiro da banda estadunidense e que imediatamente se tornou clássico. Agora pense na possibilidade de você entrar em um bar para beber com Jim Morrison. Tudo isso regado com esta versão da música escrita em 1925 pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

Jerry Lee Lewis, “Jack Daniel’s Old No. 7”
Jerry Lee Lewis sempre foi polêmico e nunca escondeu o seu amor pela bebida clássica do Tennessee. Esta canção foi lançada em 1973 como lado B do single de No Headstone on My Grave e, obviamente, foi usada várias vezes em publicidades da marca.

John Lee Hooker, “One Bourbon, One Scotch, One Beer”
A música foi composta originalmente por Rudy Toombs para Amos Milburn gravar em 1953. Mas foi o bluesman John Lee Hooker que a tornou realmente popular com sua gravação de 1966, cheia da variações tanto na letra, que ele incluiu novos versos, como também na melodia.

The Pogues, “Streams of Whiskey”
Os irlandeses do Pogues talvez sejam uma perfeita representação deste imaginário “beber pra valer” que a Irlanda cultiva. Esta música foi lançada em 1984 no álbum Red Roses for Me e é uma mais famosas da banda, chegando a conseguir figurar entre as 100 mais ouvidas da parada da Billboard estadunidense.

Thin Lizzy, “Whiskey in the Jar”
A música faz parte do cancionário folclórico irlandês e basicamente fala sobre um homem ter sido traído por sua esposa. E em 1973, no álbum Vagabonds of the Western World, a banda Thin Lizzy fez uma célebre gravação da música que os colocaram no roteiro de sucesso no Reino Unido e nos EUA.

Uncle Tupelo, “Whiskey Bottle”
Muito antes de existir o Wilco, existia o Uncle Tupelo. Gravaram esta música em 1990 para o disco No Depression. Quatro anos depois, a banda se separou, com o vocalista criando a banda Son Volt e os demais integrantes montaram o Wilco. O resto é história…

The Who, “Whiskey Man”
O The Who dispensa apresentações e é uma máquina de clássicos do cancioneiro do rock. Esta música faz parte do segundo álbum da banda, A Quick One, lançado em 1966. Apesar de não ter sido um grande hit, a música é considerada umas das melhores composições que John Entwistle fez para a banda.

Willie Nelson, “Whiskey River”
A música foi composta por Johnny Busch em 1972. Mas foi a gravação de Willie Nelson no ano para o disco Shotgun Willie que marcou a canção para sempre, sendo, inclusive, considerada com uma das músicas emblemáticas de Willie. Tão importante que acabou entrando para trilha sonora do game GTA V.

ZZ Top, “Whiskey’n Mama”
Esta canção exala ZZ Top em todos os sentidos. Lançada em 1972 no álbum Rio Grande Mud, ela é uma peça do quebra-cabeças que foi um dos discos mais importantes da banda, afinal era o segundo e ali imprimiram todo o estilo musical que ficaram conhecidos mundialmente.

Foto da matéria: Almos Bechtold/Unsplash