Cervejas sempre estiveram muito associadas ao futebol. Hoje em dia, as grandes marcas estão intimamente ligadas à indústria futebolística, como a Heineken, que é a grande patrocinadora da Champions League ou a Budweiser, marca oficial da Copa do Mundo da Fifa. Inúmeras outras tem patrocínios diretamente ligados aos clubes, como a cerveja Estrella Galícia, que é parceira do Corinthians, e a Itaipava, que dá o nome e controla uma arena na Bahia. Pode-se dizer que atualmente as marcas estão em uma espécie de bastidores do futebol.
Porém, nas décadas de 1980, 1990 e nos 2000, as cervejas estavam literalmente dentro de campo, sendo estampadas nas camisas de times que marcaram época – e alguns outros que não foram tão bem assim. Conheça algumas destas histórias abaixo.
Queens Park Rangers e Guinness
Na temporada 1983/1984, o QPR, time tradicional de Londres, voltou a disputar a primeira divisão da Inglaterra depois de alguns anos amargando a segundona. E a volta foi triunfal. Fechou contrato com a Adidas para o material esportivo e trouxe a Guinness para patrocinar suas marcantes camisas azuis e brancas. A temporada foi boa para equipe que terminou em quinto lugar no campeonato e conseguiu uma vaga para disputar a Copa da UEFA em 1984/1985. Um dos grandes momentos da equipe foi a vitória por 2×0 contra o rival Arsenal, resultado que consolidou a equipe entre os primeiros do campeonato. O sucesso foi tanto que ao término da temporada, Terry Venables, o treinador do time, deixou o QPR para treinar nada menos que o Barcelona, da Espanha.
Napoli e Birra Peroni
Durante os anos 1980, o Napoli se tornou uma das equipes mais poderosas da Itália, com um time que tinha Diego Maradona e o brasileiro Careca entre os principais destaques. Nesta época conquistou dois campeonatos (1986/1987 e 1989/1990) e uma Copa da UEFA (1988/1989). Mas a década seguinte foi cruel com o clube, que se tornou uma força intermediária. Em 1999, a Birra Peroni, uma das mais tradicionais cervejarias italianas, se uniu ao clube para estampar sua marca. A parceria durou até 2003, mas não trouxe muito sucesso em campo. No ano seguinte, 2004, o clube declarou falência e só conseguiu ser ressuscitado graças aos esforços do produtor cinematográfico Aurelio de Laurentiis.
Newcastle United – Newcastle Brown Ale
Uma das parcerias mais emblemáticas entre cerveja e futebol aconteceu na cidade de Newcastle. O time local amargava a segunda divisão, mas conseguiu chegar à Premier League na temporada 1993/1994. Nesta temporada trouxe também a tradicional cervejaria da cidade para patrocinar a equipe. O time foi muito bem em sua volta, terminando em terceiro lugar o campeonato e devido à filosofia de ataque, o Newcastle ganhou o apelido de “The Entertainers”. Nas temporadas 1995/1996 e 1996/1997, vieram nomes como David Ginola, Les Ferdinand e Alan Shearer. Com eles em campo, o Newcastle terminou com vice-campeão por duas vezes, tornando-se um dos maiores clubes ingleses do período. O fim da parceria com a cervejaria da cidade veio em 2000, que coincidiu com um período de decadência da equipe, que voltou a segunda divisão, conseguindo se reerguer somente em 2016.
Boca Juniors – Quilmes
Os Xeneizes, como é conhecido o Boca Juniors, viveu um período de puro sucesso enquanto estampava em sua camisa azul y oro a cerveja Quilmes, uma das mais tradicionais da Argentina. Entre 1995 e 2001, período em que durou o patrocínio, o time de Buenos Aires ganhou três campeonatos argentinos (1998, 1999 e 2000), além de duas Libertadores (2000 e 2001) e o Mundial de Clubes de 2000. Entre os craques deste período que jogaram no Boca estão Riquelme, Palermo, Schelotto e o goleiro Abbondanzieri. O grande feito da equipe foi a vitória por 2×1 contra o Real Madrid, em Tóquio, no Japão, o que garantiu então o segundo título mundial para o Boca Juniors.
Everton – Chang
A maior cervejaria da Tailândia resolveu que deveria internacionalizar sua marca. E o futebol foi um caminho natural. Em 2004, a empresa firmou um acordo de patrocínio com o Everton, o segundo time de Liverpool, que foi válida até 2017. A parceira pode não ter rendido muito em termos de títulos e destaque, mas gerou uma Academia de Futebol operada pelo clube inglês em Bancoc, em busca de novos talentos do sudeste asiático para reforçar os Toffees, como o Everton é conhecido na Inglaterra.
River Plate – Quilmes e Budweiser
De 1996 a 2006, Los millonarios, como é conhecido o River Plate, teve cervejas como seu principal patrocinador. A Quilmes estampou a camisa entre 1996 e 2002, sendo substituída pela Budweiser em seguida, numa jogada de marketing da Ambev, detentora das marcas. A parceria rendeu seis títulos argentinos (1996, 1997, 1999, 2000, 2002, 2003 e 2004) e uma Libertadores (1996). Nomes como Sorín, Astrada, Francescoli, Gallardo, Pablo Aimar e Marcelo Salas foram os destaques da equipe neste período. Mesmo assim, a equipe falhou em ganhar o Mundial de Clubes de 1996, quando foi derrotada pela Juventus, da Itália, por 1 a 0 em Tóquio, no Japão.
Liverpool – Carlsberg
You will never walk alone. A canção que é marca registrada do Liverpool pode ser aplicada também à parceria com a gigante dinamarquesa de cerveja, a Carlsberg. Iniciada em 1992, a cerveja estampou a camisa dos Red Devils até 2010, quando então ela resolveu se manter patrocinadora apenas como “cerveja oficial” do clube e não mais como master. Neste período, com o clássico manto da cerveja, o Liverpool conquistou a Champions League em 2004/2005, a Liga Europa em 2000/2001, a Supercopa da UEFA em 2001 e 2005, além de duas Copas da Inglaterra em 2000/2001 e 2005/2006. Mas foi mesmo a final da Champions League que marcou o Liverpool da Carlsberg. A 50a. final da competição ficou conhecida como Milagre de Istambul. Na cidade turca, o Liverpool enfrentou o Milan, da Itália, e o primeiro tempo terminou com 3 a 0 para equipe italiana. Os Devils se recuperaram no segundo tempo e empataram o jogo. Na decisão por pênaltis, 3×2 para os ingleses, que conquistaram então o quinto título europeu de sua história. Mais tarde no ano, o Liverpool acabou derrotado pelo São Paulo na final do Mundial de Clubes.
Foto da capa: Anders Nord/Unsplash
Foto das camisas: Divulgação