Considerado referencial, este livro foi lançado nos Estados Unidos em 1989. Escrito por Matt Krammer, colunista da prestigiada revista Wine Spectator, esta é uma obra seminal para quem adora se deliciar com os sabores diferenciados dos vinhos.
Sem ser professoral ou arrogante, o autor nos leva em uma jornada rica em detalhes e informações claras, criando uma união entre prática e teoria, dicas fascinantes e fatos únicos que permitem a compreensão de que apreciar vinhos e degustá-los não é uma tarefa exclusiva de iniciados, mas está sim disponível para todos.
Quebrando os mitos que cercam o assunto, o autor tira sarro dos “conhecedores” que julgam um vinho apenas ao cheirar a rolha e questina os eventos de degustação e a lógica que os cercam. Kramer, porém, tem muito mais a dizer, seja sobre a natureza essencial dos vinhos ou sobre as técnicas, passadas e presentes, de produção e armazenamento. Combinando bom senso, conhecimento histórico-científico e clareza de exposição, conduz o leitor pelos meandros da fermentação, dos vidros, das adegas climatizadas, das denominações controladas, e também da arte de combinar vinhos à culinária – incluindo aí uma lista de receitas com pratos deliciosos, ao final do livro.
Ficha técnica
Título: Os sentidos do vinho
Autor: Matt Kramer
Tradução: Patricia De Cia
Editora Conrad
239 páginas